Cotidiano Leitor traz a I Festa Literária com diversas ações culturais gratuitas

Evento será de 15 a 17 de novembro com grandes escritores e ilustradores do cenário mundial

Escrita feminina, literatura afro-indígena e livro ilustrado são os temas macros escolhidos para inaugurar a I Festa Literária do Cotidiano Leitor. Serão três dias intensos de evento, de 15 a 17 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com uma série de experiências literárias. Entre as atividades, estão programadas uma feira do livro, oficinas, workshop, exposições, sarau literário, leitura de poemas, narração de histórias, performance, roda de leitura e diálogos com autores e ilustradores premiados e reconhecidos internacionalmente. Todas as atividades são gratuitas.

Marina Colasanti, uma das mais premiadas escritoras brasileiras e detentora de vários prêmios Jabutis, e a poeta, atriz, jornalista e cantora Elisa Lucinda, com diversos livros publicados e atuação no teatro cinema e televisão, estão entre os destaques no primeiro dia de evento, 15 (sexta-feira). A partir das 16h, no Auditório Poty Lazzarotto, elas participam da roda de conversa “Escrita Feminina: lugar de escuta e lugar de fala”.

No dia 16, a roda de conversa será com os premiados ilustradores Odilon Moraes e Roger Mello, com a temática “Discursos da imagem na Literatura Infantil brasileira”. Já para o dia 17, os convidados Daniel Munduruku e Cidinha da Silva falam sobre “Literatura Afro-brasileira e Indígena”. Daniel é filho do povo indígena Munduruku e como educador social e ativista ministra palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. Cidinha possui forte engajamento com a causa negra e com questões ligadas às relações de gênero.

A realização da Festa Literária é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura, com a produção executiva do Instituto Dom Miguel e apoio de prefeituras municipais da cultura, educação e assistência social. O evento faz parte do Projeto Cotidiano Leitor, criado para espalhar histórias na rotina das cidades por meio de ações de estímulo à leitura e do acesso ao livro. As atividades são baseadas no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), que busca promover a democratização do acesso ao livro, estimular o interesse por narrativas literárias e formar uma sociedade leitora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resort inaugura primeira roda-gigante em hotel do Paraná

The Pretenders em Curitiba: ingressos à venda

*Ampliando rede de lojas próprias, Tramontina inaugura primeira T store no Paraná*