Projeto de smart cities ensina crianças para reeducar os adultos

 

Retomado em formato híbrido, iCities Kids já atendeu gratuitamente mais de três mil estudantes e é dedicado a crianças em vulnerabilidade social

 

Link com vídeos das oficinashttps://drive.google.com/drive/folders/1CKzvRpGRVRYtacuDnB-n7MTYkjiAU7cv?usp=sharing

 

Projeto feito para as crianças aprenderem sobre os conceitos de cidades inteligentes, que usam da criatividade, inovação, tecnologia e recursos disponíveis para melhorar a qualidade de vida das comunidades e cidades, o iCities Kids segue o pioneirismo de ensinar os jovens para reeducar os adultos. Com início neste mês, a nova fase terá formato híbrido, com disponibilização em vídeo das oficinas de mobilidade inteligente, robótica e tecnologias, energias renováveis e consumo consciente para as empresas parceiras. 

 

Desenvolvido há cinco anos de forma inédita no país, o iCities Kids se transformou em um projeto educativo permanente organizado pelo iCities – hub de negócios em cidades inteligentes com atuação pioneira no Brasil desde 2011 –, que promove a cultura de smart cities para as novas gerações. Em cinco anos, o projeto já atendeu mais de três mil crianças. A fase presencial está prevista para ocorrer em março de 2022, na Pedreira Paulo Leminski. As inscrições são gratuitas e estão abertas para as organizações interessadas. Mais informações pelo e-mail contato@anamob.org.br.

 

“Uma de nossas inspirações foi a campanha ‘Lixo que não é Lixo’, que consagrou Curitiba nacionalmente, nos anos 1990, como modelo de reciclagem de resíduos. O projeto simula o ambiente de uma mini cidade inteligente, onde as crianças participam de oficinas e aprendem de maneira lúdica sobre energias renováveis, mobilidade inteligente, robótica, consumo consciente e reciclagem. As primeiras instituições a serem atendidas são as organizações da sociedade civil (OSC), em que a maioria das crianças estão em situação de risco e vulnerabilidade social e vão aprender sobre os temas do projeto. Além do ineditismo do iCities Kids, cresce cada vez mais a relevância deste assunto em função das evoluções que o mundo está passando”, explica Caio Castro, sócio diretor e diretor de relacionamento com o mercado do iCities.

 

Em parceria com a Agência Nacional em Mobilidade (Anamob), foi possível o cadastramento do iCities Kids no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O público alvo são estudantes curitibanos de 6 a 11 anos. O projeto oferece também uma capacitação gratuita e online, de quatro horas, para professores e educadores das organizações participantes, sobre os mesmos temas. “Nós acreditamos que sensibilizar as crianças é o primeiro passo para ter cidadãos conscientes e transformadores nas cidades em que vivem. O projeto oferece diferentes formatos, atendendo crianças em ambientes e instituições por todo o Brasil, para prefeituras, escolas particulares, clubes sociais, empresas, Sistema S e shoppings ", afirma Castro.

 

São apoiadores do iCities Kids a Prefeitura Municipal de Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com patrocínio do Facebook, Volvo, Ebanx, Uber, Uninter, Rumo, Grupo Vellore, Anjo Tintas e Topdata.

 

Cinco anos de pioneirismo

 

O iCities Kids possui uma coordenação pedagógica e monitores treinados em cada um dos temas abordados. As crianças participam ativamente em cada oficina, por meio de recursos didáticos como óculos de realidade virtual, e acesso a placas fotovoltaicas, minigerador eólico, composteiras para resíduos orgânicos, sinalizações de trânsito, carrinhos elétricos e bicicletas. A primeira edição, em 2016, contou com a parceria da Prefeitura de Curitiba e do Grupo Positivo, atendendo gratuitamente mais de mil crianças de escolas públicas e do Colégio Positivo em dez dias de evento, patrocinado pelo Instituto Renault, Itaipu Binacional e Nutrimental.

 

Em 2017, em uma estrutura coberta no Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade (IBQP), no Jardim Botânico, o iCities organizou o evento por dois semestres consecutivos em parceria com a prefeitura, atendendo mais de duas mil crianças. O projeto foi referenciado durante a premiação do Connected Smart Cities, tema de palestras em eventos como o Smart City Expo Curitiba. O projeto também foi realizado em um dos maiores clubes sociais da cidade, o Clube Curitibano, em dois dias de evento em comemoração ao Dia da Criança. Ainda em 2017, no segundo semestre, o projeto foi executado em Cuiabá (MT), no formato itinerante. Durante dois dias, no Centro de Eventos Pantanal, o iCities estruturou a minicidade inteligente para receber crianças das escolas cuiabanas, integrando o evento “Fomenta MT”, organizado pelo Sebrae.

 

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.

 

Sobre a Anamob

Agência Nacional em Mobilidade, a Anamob é uma organização da sociedade civil localizada em Curitiba, que desde 2011 investe na educação para um trânsito mais solidário, inteligente, inclusivo e seguro. É composta por profissionais especialistas na área de trânsito, educação, comunicação, direito, prevenção e sustentabilidade. Tem a missão de educar para a mobilidade segura, inclusiva e sustentável, com a visão de ser reconhecida nacionalmente pela excelência em projetos na área de mobilidade segura, nos aspectos da inovação e impacto social.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIRETAMENTE DA ITÁLIA! 🇮🇹🎭

Dia das Mães: Grand Cru celebra a data com ações e condições especiais no mês de maio

Com movimento de Dia das Mães histórico, Boticário tem crescimento previsto de 82%