O design brasileiro como protagonista nos empreendimentos de luxo
A construtora Plaenge aplica em todos os seus lançamentos um conceito único que valoriza o design e a identidade de artistas brasileiros
A presença do mobiliário brasileiro nas decorações já é uma tendência consolidada mundialmente desde a década de 1940, a partir do destaque do “pai” do mobiliário moderno no país, Joaquim Tenreiro. Curiosamente, em meados das décadas de 1990 e 2000, com o maior acesso a produções cinematográficas americanas, a preferência nacional passou a ser por móveis que seguiam o estilo americano, valorizando muita praticidade e poucas criações autorais.
Hoje, o design brasileiro volta a ganhar espaço no país, por meio de projetos que valorizam e exaltam o conceito de brasilidade, como os empreendimentos da construtora Plaenge, que usa e abusa de mobiliários e obras de arte nacionais em suas decorações. Os projetos são desenvolvidos com base no conceito Handmade Plaenge, em que cada lançamento ganha uma identidade única e que carrega toda a criatividade e versatilidade brasileira em sua decoração.
Um exemplo é o apartamento decorado do empreendimento Experience, em Curitiba, que conta com mobiliários assinados por Dudi Duarte, Jader Almeida, Claudia Moreira Salles, Guilherme Wentz, Paulo Mendes da Rocha, Isabela Vecci e Vinícius Siega, entre outros. A poltrona Mole, por exemplo, é um grande clássico da obra do arquiteto carioca Sérgio Rodrigues, que a criou em 1957 para presentear o amigo fotógrafo Otto Stupakoff, proporcionando um local aconchegante e confortável para os visitantes do estúdio. A peça faz sucesso até hoje, anos após o falecimento do seu criador, e figura como um dos grandes ícones do design moderno e está presente na sala de estar do Experience.
Outro item que chama a atenção no decorado é o banco Dominó, da designer Cláudia Moreira Salles. Feito em concreto, o design remete ao divã desenhado por Mies Van der Rohe, no qual um rolo de espuma revestido de couro divide o assento. Aqui, a peça “quebra” as linhas arredondadas dos outros móveis e traz um tom industrial e moderno para a composição do decorado.
A arquiteta responsável pelo projeto de interiores, Thaisa Bohrer, também destaca outros itens na composição do projeto. “A sala de jantar é revestida por um material especial nas paredes, trazendo uma textura formada por uma paleta de tons suaves e discretos. Muito ampla, conta com uma mesa para 12 lugares, assinada pela designer brasileira Jacqueline Terpins. Um dos destaques deste espaço é o pendente localizado acima da mesa: essa dupla da Foscarini, além ter uma estética forte e marcante, traz um vidro leitoso que cria uma luz difusa deixando a sala de jantar ainda mais elegante”, explica.
Mas não é apenas nos decorados que os móveis autorais estão presentes, mas também em todas as áreas comuns dos empreendimentos. Um exemplo disso é o One Batel, empreendimento que será entregue ainda em julho e que conta com mobiliário de lojas especializadas em design, como Artefacto, Domum, Planus, Ornare e Hangar 43.
“As áreas comuns do One Batel foram idealizadas para transmitir o requinte e sofisticação em cada ambiente. A paleta de cores conversa com a mobília assinada por designers renomados, como a estante Ikigai by Ricardo Bello Dias + Studio Ornare. Localizada no salão de festas, ela inspira essencialidade e inovação tecnológica”, destaca Bohrer. A estante Ikigai é uma estrutura leve com design minimalista. Sua estrutura de metal traz sofisticação a um ambiente já clássico.
Sobre a Plaenge
Fundada em 1970, a Plaenge atua nos segmentos de incorporação residencial, desenvolvimento urbano, construção civil e projetos e montagens industriais. A empresa já entregou mais de 400 empreendimentos que somam mais de 6 milhões de m² de área construída e onde vivem 100 mil pessoas em oito cidades brasileiras (Curitiba, Londrina, Maringá, Joinville, Campo Grande, Cuiabá, Campinas e Porto Alegre) e também no Chile, onde completou onze anos de atuação. Na área industrial, a Plaenge é referência em construções sustentáveis e já executou mais de 370 obras para grandes companhias, como Coca-Cola – com quem tem contrato de exclusividade - Sig Combibloc, Cargill e Cia Cacique de Café Solúvel, entre muitas outras.
Serviço
Central de Vendas e Decorados
Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2001 - Ecoville.
Atendimento de segunda a sexta das 9h às 18h30. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h30.
Dúvidas e agendamentos: (41) 3317-1717 (Telefone e WhatsApp)
Comentários
Postar um comentário