Liderança afetiva e inteligência emocional fazem a diferença na educação das crianças



Curso discute como docentes podem contribuir com a autoestima e autoconfiança dos jovens nas escolas
 
            A necessidade de liderar de forma criativa e afetiva foi o tema central do curso que o consultor e escritor Eduardo Shinyashiki ministrou em São José dos Pinhais na última semana. Falando a pedagogos e diretores de escolas públicas e privadas da região, ele destacou o quanto é relevante educar para que o jovem tenha, sobretudo, o direito de escolher seu próprio futuro. “Acima de desenvolver o conteúdo, é fundamental estar consciente que isto não vai fazer diferença se a criança não tiver desenvolvido a autoestima, a autoconfiança e a inteligência emocional”
Segundo Shinyashiki, existem estatísticas que mostram profissionais capacitados desempregados, não porque não têm competência, mas porque têm dificuldade de lidar com pessoas. “Em épocas em que falamos tanto de inteligência artificial, é importante perceber que o que vai fazer a diferença é a inteligência humana, a inteligência afetiva, que vai fazer com que encantamento, o carisma, continuem sendo um grande diferencial na vida”, completa.  O curso realizado no hotel Astron, em São José dos Pinhais, foi mais uma etapa da “Escola de Gestores e Pedagogos”, formação organizada pelo Instituto Conhecer.
            Para a pedagoga Maristela Dittert, da Escola Municipal Pedro Moro Redeschi, o curso trouxe muitas reflexões sobre como não ser um exemplo de ações negativas para os estudantes. “Eu levo daqui a importância de ter uma fala afetuosa, mesmo na correção, buscando usar a afetividade para construir elos”, disse ela ao final da atividade. Ela destaca a valorização profissional através da programação de formação continuada da Secretaria da Educação do município de São José dos Pinhais, com cursos que falam diretamente à realidade local.
            “Uma pedagogia com mais afeto, com uma liderança positiva” é o destaque que faz a pedagoga Danyelle Arantes, da Escola Municipal Terezinha Toczek, sobre o curso de Shinyashiki. Na opinião dela, o próximo passo da formação é transmitir aos professores da sua escola a ideia da liderança positiva na sala de aula.  
A Escola de Gestores e Pedagogos do Instituto Conhecer tem programação em São José dos Pinhais (PR) durante todo o ano. A participação é aberta a professores e pedagogos tanto da rede pública quanto da rede privada. A próxima etapa está agendada para o dia 29 de novembro, com a entrega dos certificados aos participantes.  
            Sobre o Instituto Conhecer
            O Instituto Conhecer desenvolve e oferece cursos de formação continuada para gestores e professores em todo o Brasil. Fundado em 2013 pelo professor e empresário Vicente Falcão, o Instituto Conhecer tem sede em Vila Velha, Espírito Santo, sendo atualmente uma das empresas mais conceituadas do país na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação.  O instituto atua em formato multiplataforma, em diversas frentes.  Oferece cursos, seminários e congressos presenciais em todo o país e mantém a plataforma Saeb Digital, com cursos on-line e híbridos. Organiza o congresso Brincar, voltado à educação infantil, e o seminário Incluir, com foco na inclusão no ambiente educacional. Também possui uma linha de material didático destinada a alunos da educação infantil até o 9º ano, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para mais informações, basta acessarwww.institutoconhecer.org.br ou o Whatsapp (27) 99901-0145.
Foto: Gean Cavalheiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noite de coroação

*Hudson Melo abre individual na Artestil*

*Quatro opções de hotéis com programações para as festas de final de ano em Curitiba*