Um a cada três brasileiros vive com obesidade: vendas de medicamentos para emagrecer cresceu 663% no Brasil entre 2018 e janeiro de 2024


Na foto: o médico e diretor da clínica Vie Saine, Rodrigo Brito 

Créditos: Bruna Karin





Médico explica como enfrentar a doença com uma abordagem integrada e compatível com o dia a dia de cada indivíduo

 

A Agência Brasil divulgou em março os dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025, da Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF), que apontam que aproximadamente um a cada três brasileiros (31% da população) vive com obesidade, e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No país, cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas. 

Segundo o médico e diretor da clínica Vie Saine, Rodrigo Brito, uma abordagem integrada é essencial para o sucesso no emagrecimento. "A obesidade é uma doença multifatorial que requer um tratamento personalizado. Combinar tecnologias avançadas com mudanças no estilo de vida é fundamental para alcançar resultados sustentáveis”, afirma. O médico elenca alguns fatores que, juntos, são essenciais para o enfrentamento da obesidade:

Alimentação Balanceada: adote uma dieta rica em nutrientes, priorizando alimentos naturais e evitando ultraprocessados.

Atividade Física Regular: incorpore exercícios físicos na rotina, combinando atividades aeróbicas e de resistência.

Saúde Mental: gerencie o estresse e busque apoio psicológico quando necessário, reconhecendo a influência da mente no processo de emagrecimento.

Avaliação Hormonal: verifique possíveis desequilíbrios hormonais que possam impactar o peso e o metabolismo.

Uso de Medicamentos: considere, sob orientação médica, o uso de medicamentos aprovados para auxiliar na perda de peso.

Rodrigo Brito lembra que a obesidade é uma doença crônica, que pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e pode levar a inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, infarto, problemas articulares, apnéia do sono, entre outras. “O enfrentamento da obesidade deve ser feito com uma equipe multidisciplinar, que busque a causa do problema e guie o indivíduo para seguir o tratamento necessário para redução do peso e recuperação da saúde”, completa. 

O médico lembra que medicamentos inovadores podem contribuir no combate à obesidade, como os medicamentos agonistas do receptor GLP-1, que têm mostrado eficácia na indução de saciedade e perda de até 15% do peso corporal. De acordo com dados da IQVIA, o volume de vendas de medicamentos à base de liraglutida e semaglutida (Ozempic, Saxenda, Wegovy,,entre outros) cresceu 663% no Brasil, entre 2018 e janeiro de 2024.

O uso de medicamentos, bem como procedimentos mais invasivos, como a cirurgia bariátrica, por exemplo, deve ser realizado com prescrição e acompanhamento médico. “A obesidade é uma doença e precisa ser enfrentada como tal. Muitas vezes o paciente utiliza o medicamento, perde peso, mas recupera em meses, ou semanas, após parar com a medicação. É preciso procurar um médico que tenha uma abordagem integrada, que avalie a saúde mental e física, a rotina pessoal de cada indivíduo, e quais ações combinam mais com seu estilo de vida. Ao integrar essas estratégias, é possível enfrentar a obesidade de maneira eficaz, promovendo saúde e bem-estar”, explica o médico. “Na Vie Saine, desenvolvemos uma metodologia de acompanhamento para o enfrentamento da obesidade, que une uma combinação de ações de enfrentamento da doença com uma mudança de mentalidade e estilo de vida a longo prazo. A ideia é fazer não só a pessoa emagrecer, mas que se mantenha no peso ideal a longo prazo, para que a qualidade de vida se mantenha ao longo da vida”, finaliza Brito. 

Ainda segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade. Projeções indicam que esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030, caso medidas efetivas não sejam implementadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Warung Day Festival

The Pretenders em Curitiba

Ajeet em Curitiba